quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Obras do VLT no Rio têm início em 15/11/2014

12/11/2014 - Sinaeco

O Rio ganhará mais mobilidade urbana até 2016 e, para isso, diversas transformações estão acontecendo na cidade. Uma delas começará a partir do dia 15 de novembro. Três das cinco faixas da Avenida Rio Branco, entre a Rua Visconde de Inhaúma e Avenida Presidente Vargas, no Centro, serão interditadas para as obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). No local, haverá a remoção do pavimento asfáltico e a escavação do trecho para passagem dos trilhos. 

Já no dia 29 de novembro, a Rio Branco será parcialmente interditada da Avenida Presidente Vargas até a Avenida Beira Mar, na Cinelândia (sentido Candelária), onde serão implantados os tubos para passagem de energia e de dados que alimentarão o sistema do transporte. Na sequência, serão realizadas a preparação da laje da linha de trilhos e a instalação dos pontos de parada. 

Para obras de reurbanização da Região Portuária, o Terminal da Misericórdia, que fica perto da Praça Quinze, também será fechado, a partir do dia 23 de novembro. O local será transformado em uma grande praça de 21 mil metros quadrados. O novo espaço fará parte do passeio público que se estenderá até o Armazém 8 do Cais do Porto, em um caminho arborizado com ciclovia, área de convivência e passagem do VLT. 

PPP investe R$ 8 bilhões 

O Porto Maravilha, a maior Parceria Público-Privada (PPP) do Brasil, com investimentos na ordem de R$ 8 bilhões, inclui a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos. Orçado em R$ 1,164 bilhão, o futuro sistema de transporte carioca será implementado e administrado pelo Consórcio VLT Carioca, vencedor da licitação. O processo que viabilizou a construção do VLT é uma articulação entre a Prefeitura do Rio, o Governo Federal e a iniciativa privada. Parte dos recursos, que equivale a R$ 532 milhões, vem do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. O restante, R$ 632 milhões, é fruto de uma PPP que gerou contrato de 25 anos entre o consórcio vencedor e a prefeitura. Assim, o grupo antecipa os investimentos, implanta e opera o sistema – explica Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp).

O VLT do Rio será um dos primeiros do mundo projetado sem catenárias (fios suspensos usados para captar energia elétrica). Ao todo, serão seis linhas e 42 estações num itinerário de 28 quilômetros do Porto e do Centro do Rio. Quando todas as linhas estiverem em operação, a capacidade do sistema chegará a 285 mil passageiros por dia. Cada carro poderá transportar até 415 pessoas, e o intervalo entre os VLTs poderá variar entre três e 15 minutos, conforme a linha e horário do dia. A velocidade média prevista para o trânsito do VLT no Rio é de 17 km/hora. 

Porto Maravilha abrange 5 milhões de metros quadrados de área degradada que o projeto devolve à cidade. A transformação engloba os bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo e parte do Centro, Cidade Nova, Caju e São Cristóvão, que compõe o centro histórico do Rio, berço da cultura popular carioca. 


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