12/10/2011 - R7
Júlio Lopes deve comparecer no fim de outubro na Comissão de Transportes da Alerj
A Comissão de Transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) conseguiu aprovar nesta terça-feira (11), a convocação do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, para dar explicações sobre o acidente com o bonde de Santa Teresa, na região central do Rio, que deixou seis pessoas mortas e outras 56 feridas em agosto passado.
O encontro deve acontecer no fim do mês de outubro. O secretário já havia sido convidado a participar de uma audiência pública sobre a tragédia com o bonde no último dia 15 de setembro, mas faltou ao encontro, o que irritou os moradores do bairro de Santa Teresa.
Diretor é demitido
Nesta terça, o presidente da Central, empresa que administra os bondes de Santa Teresa, Eduardo Macedo, confirmou a exoneração do diretor de operações, Fábio Tepedino, do cargo. A demissão do diretor foi decidida após a perícia revelar que o bonde que sofreu o acidente tinha 23 falhas.
- O relatório deixou claro que houve omissão e desprezo por parte das pessoas que estavam à frente da manutenção dos bondes.
Um dos problemas mais grosseiros foi identificado antes mesmo da perícia, quando técnicos e engenheiros apontaram arames substituindo parafusos embaixo do bonde. Além disso, o veículo tinha presença de água e óleo no sistema de ar comprimido, o que pode ter impedido o funcionamento correto dos freios e indica falta de manutenção periódica.
A Arquiteta Ana Carolina Vasconcelos, diretora de Planejamento da Central, assume o cargo interinamente. Macedo disse que outros funcionários devem ser afastados por conta do resultado da perícia. Ele informou ainda que um plano baseado em ações indicadas pelo interventor dos bondes, Rogério Onofre, já foi elaborado. O documento com as melhorias será encaminhado para a Secretaria Estadual da Casa Civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário