14/05/2010 - 21:51h - Revista Exito
Em discurso, prefeito pede que todos se engajem na viabilização do projeto metroviário
Nova Friburgo
Conhecido por todos como o projeto mais ousado e questionável do Prefeito Heródoto Bento de Mello, o Trem do Futuro, como foi apresentado durante sua última campanha eleitoral, foi readaptado para o modelo VLT – veículo leve sobre trilhos. (Foto: divulgação)
Até aí, nenhuma novidade. Em reunião realizada esta semana, no Salão Azul da Prefeitura, Heródoto estipulou um prazo de dois meses para colocar à disposição do público uma maquete do VLT, e se mostrou indignado com os comentários da oposição e dos descrentes do projeto, que, segundo ele, estariam “zombando” e referindo-se ao intento de maneira debochada.
Ao ratificar que o projeto será realizado, Heródoto expôs aos presentes que o edital de concorrência está sendo expedido para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), para análise dos desembargadores do órgão e, assim que receber sinal verde, o publicará oficialmente para os possíveis interessados na licitação.
Cento e sessenta e três milhões de reais – esta é a estimativa do custo para a implantação do VLT elétrico, que, de acordo com o prefeito, tem a possibilidade de contar com recursos do BNDES e da Agência Francesa de Desenvolvimento.
O sistema metroviário vai ser dividido em seis linhas interligadas, sendo que a primeira (entre o Suspiro e o Paissandu) será o tronco das demais. Serão quatro etapas e, em cada uma delas, haverá seis veículos circulando, com uma média de intervalo entre um e outro de quatro minutos.
A primeira etapa vai ligar os bairros Paissandú e Duas Pedras. O objetivo é que o sistema metroviário funcione integrado aos ônibus urbanos, com tarifa única. A estimativa é que daqui a aproximadamente 24 meses, seja concluída a implantação da primeira etapa.
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